terça-feira, 4 de julho de 2017

JubJovem Fátima 2017 - Informações e inscrições




JubJovem | Fátima 2017 

O Segredo da Paz, o caminho do coração

9 – 10 setembro 2017



O que é?

O Santuário de Fátima está a celebrar o Centenário das Aparições de Nossa Senhora a Francisco e Jacinta, que o Papa Francisco canonizou em 13 de maio, e à sua prima Lúcia. Neste contexto, o Santuário promove o Jubileu dos Jovens, para celebrar o acontecimento e descobrir na Mensagem de Fátima uma proposta de espiritualidade para quem é jovem no início do séc. XXI.

O JubJovem tem como tema O segredo da paz, o caminho do coração. Esta peregrinação juvenil quer oferecer a cada participante a oportunidade de descobrir algo do segredo de si mesmo que ainda não conhece, e que só Deus lhe pode dizer, para alcançar a paz consigo mesmo e com todos à sua volta, na casa comum que partilhamos, o planeta. Para aí chegar só há um caminho, o caminho do coração. Em Fátima, há cem anos, a Virgem Maria mostrou o seu coração sem mancha e ofereceu-o como lugar de encontro e de passagem para o coração de Deus, magoado com o sofrimento do homem e o mal do mundo.

O Jubjovem propõe-te uma experiência intensa de silêncio e oração, para olhar o coração da Mãe de Jesus e ouvires no teu próprio coração a interpelação à conversão pessoal que Ele por Ela te dirige; também te propõe a celebração da gratidão por tanto bem que Fátima fez e continua a fazer acontecer neste tempo da história.

O JubJovem vai ser uma festa. Estás convidado! Se tens 16 anos ou mais e menos de 35, e quiseres abrir o teu coração e o teu futuro a novas raízes de alegria e confiança, vem. Ficamos à tua espera.


O que é que vai acontecer? Qual será o programa?


NOTA: Atendendo a que a nossa Diocese do Porto estará em Fátima a realizar a sua Peregrinação Diocesana, os nossos jovens iniciarão a sua participação no programa do JubJovem a partir do momento da "Abertura oficial da Peregrinação" que terá lugar na Capelinha das Aparições, às 17h00, integrando a partir desse momento a dinâmica  ritmos do Encontro. 


Sábado, 9      
17h00            Abertura Oficial da Peregrinação
18h00            Encontro 1 – O Coração da Paz

19h30            Jantar (livre)

Noite – Directa Pacis           

21h30            Rosário e Procissão das Velas

23h00            Festival – Para alcançar a Paz


Domingo, 10

Madrugada   

02h00            Via-Sacra no Caminho dos Pastorinhos – Caminho do Silêncio

03h30            Encontro 2 – A Paz do Coração

05h30            Encontro 3 – Viver a Paz

07h00            Nascer do Dia
07h30            Tempo livre

Manhã           

10h00            Rosário

11h00            Missa

Sábado, 9
Manhã
10h00 Acolhimento
Tarde
14h00 Encontro 0 – Preparar a Paz
17h00 Abertura Oficial da Peregrinação
18h00 Encontro 1 – O Coração da Paz
19h30 Jantar (livre)
Noite – Directa Pacis
21h30 Rosário e Procissão das Velas
23h00 Festival – Para alcançar a Paz
Domingo, 10
Madrugada
02h00 Via-Sacra no Caminho dos Pastorinhos – Caminho do Silêncio
03h30 Encontro 2 – A Paz do Coração
05h30 Encontro 3 – Viver a Paz
07h00 Nascer do Dia
07h30 Tempo livre
Manhã
10h00 Rosário
11h00 Missa
| Programa |
Sábado, 9 de setembro
10:00: Acolhimento
14:00: Encontro 0 - Preparar a Paz
17:00: Abertura oficial da Peregrinação
18:00: Encontro 1 - O Coração da Paz
19:30: Jantar
21:30: Rosário e Procissão das Velas
23:00: Festival "Para alcançar a Paz"
 

Domingo, 10 de setembro
2:00: Via Sacra no Caminho dos Pastorinhos - Caminho do Silêncio
3:30: Encontro 2 - A Paz do Coração
5:30: Encontro 3 - Viver a Paz
7:00: Nascer do dia
7:30: Tempo livre
10:00: Rosário
11:00: Eucaristia



"Explicação" do programa

| Programa |
Sábado, 9 de setembro
10:00: Acolhimento
14:00: Encontro 0 - Preparar a Paz
17:00: Abertura oficial da Peregrinação
18:00: Encontro 1 - O Coração da Paz
19:30: Jantar
21:30: Rosário e Procissão das Velas
23:00: Festival "Para alcançar a Paz"
 

Domingo, 10 de setembro
2:00: Via Sacra no Caminho dos Pastorinhos - Caminho do Silêncio
3:30: Encontro 2 - A Paz do Coração
5:30: Encontro 3 - Viver a Paz
7:00: Nascer do dia
7:30: Tempo livre
10:00: Rosário
11:00: Eucaristia

Às 17h, será a abertura oficial do Jubjovem na Capelinha das Aparições, depois da travessia o Pórtico do Jubileu. Segue-se um primeiro grande encontro, na Basílica da Santíssima Trindade, para conhecer o coração da paz, com a intervenção da Ir. Ângela Coelho, da Aliança de Santa Maria, que foi a postuladora da Causa de Canonização de Francisco e Jacinta.

A noite será de direta – a Directa Pacis. Após participar no Rosário e na Procissão de velas, o festival para alcançar a paz juntará António Zambujo e Miguel Araújo, em concerto ao ar livre, num parque junto ao Centro Pastoral Paulo VI. Vêm para falar, confraternizar, cantar e tocar. À tarde, se souberes tocar e trouxeres a tua guitarra, poderás aprender com eles temas que cantaremos depois. Pode ser que haja alguma surpresa... o festival promete ser um momento largo de convívio e festa que se alongará pela noite dentro.

Na madrugada, serás convidado a percorrer o caminho do silêncio à procura da paz de coração para, depois de um pequeno lanche, voltarmos à Basílica da Santíssima Trindade para viver a paz. Escutarás a Palavra de Deus e ser-te-á proposta uma das experiências de oração mais próprias de Fátima – a Adoração. A paz é dom que pede compromisso.

Ao nascer do sol, juntos veremos o Domingo a iluminar a Cruz alta e poderás descobrir o propósito de vida que queres levar do JubJovem.

Após algum tempo de descanso, às 10h reunir-nos-emos aos peregrinos no Recinto, para rezar o Rosário e celebrar a Eucaristia com todos os peregrinos. Depois, serás enviado pelo Bispo. O tempo está à espera da novidade que leves de Fátima.


Quem se pode inscrever?
Todos os jovens, dos Grupos Paroquiais/Movimentos da nossa Diocese, entre 16 e 35 anos de idade. 



Como é feita a inscrição?
Temos duas modalidades de inscrição online:

1. inscrição individual: para o caso de ires sozinho(a) e/ou de não pertenceres a nenhum grupo/movimento juvenil - clica neste link e preenche o formulário:
- http://www.emailmeform.com/builder/form/7bae1xHlMYB6Oo 

2. inscrição de grupo: para o caso de seres representante/responsável de um grupo de jovens paroquial/movimento e quereres inscrever os teus jovens nesta peregrinação - clica neste link e preenche o formulário: http://www.emailmeform.com/builder/form/z0o0b3QK0TA90u

TOMA NOTA : 

- a inscrição mpo JubJovem é totalmente gratuita e dará direito a receber um "kit" de peregrino (ainda em definição) que será entregue pela Equipa do SDPJ Porto aos jovens da nossa diocese inscritos, em local e horário a combinar posteriormente (e directamente aos jovens/grupos inscritos).

- a organização do JubJovem não garante qualquer tipo de transporte: esta inscrição aqui exigida serve apenas para garantir o acesso dos jovens aos espaços e momentos do programa proposto.

 - ao contrário do que costuma acontecer com outras peregrinações a Fátima ("Fátima Jovem"), o SDPJ Porto também não poderá disponibilizar transporte para o jubJovem, em virtude da realização da Peregrinação Diocesana a Fátima. Assim sendo,  apelamos a que cada jovem/grupo terá resolva ou individualmente ou junto da sua paróquia/movimento a questão do transporte para a ida (dia 9) e regresso (dia 10).

- para os jovens que prevejam não conseguir aguentar  a "directa" (do dia 9 para o dia 10) em virtude do muito cansaço acumulado, o SDPJ Porto terá disponível um espaço (pavilhão gimnodesportivo) onde estes poderão descansar durante a madrugada/manhã do dia 10 e tomar um duche. Tal "serviço" implicará o pagamento de uma quantia simbólica (a indicar posteriormente) e terá que ser pedido/indicado no formulário de inscrição.


- se quiseres obter mais informações sobre o JubJovem, podes: 
. consultar o site oficial: http://www.jubjovem.fatima.pt/ 
. enviar-nos um e-mail para o SDPJ Porto com as tuas dúvidas: sdpj.porto@gmail.com