Últimas novidades...

GODtellers - Festa da Música Cristã - 2018

terça-feira, 10 de outubro de 2017

XIX Fórum Ecuménico Jovem - 4.Nov.2017 @ Braga - um ”eco” de juventude no caminho do diálogo e da transformação




XIX Fórum Ecuménico Jovem 2017: 
um ”eco” de juventude no caminho do diálogo 
e da transformação


     No passado sábado, 4 de novembro, teve lugar em Braga a décima nona edição do Fórum Ecuménico Jovem, um dia de encontro entre os jovens das igrejas Católica Romana, Lusitana (Comunhão Anglicana), Metodista e Presbiterana existentes em Portugal. Como sempre, este foi mais um (grande) dia de reflexão, de oração, de diálogo e de festa, animado pelo lema “Eis que faço novas todas as coisas” (Ap 21, 5), tendo como contexto e fio condutor dos trabalhos as comemorações dos 500 anos da Reforma Luterana. 

     Coube ao Departamento da Pastoral de Jovens da Arquidiocese bracarense a missão de acolher, no Seminário Menor daquela cidade, os cerca de 300 jovens que ali se fizeram deslocar, ora individualmente, ora em grupo, como foi o caso dos cerca de 90 jovens da região do Porto que ali acorreram (alguns deles num “Comboio Ecuménico” organizado pelo Secretariado Diocesano da Pastoral da Juventude da nossa Diocese). 

     No momento de oração inicial, D. Jorge Ortiga, Arcebispo de Braga, inspirado pela Palavra que foi dada a escutar, sublinhou que este FEJ poderia parecer “uma semente pequenina”, mas que se fosse plenamente acolhida no terreno fértil da vida de cada um e das comunidades a que cada um pertence, poderia tornar-se mais visível e provocar, pelo testemunho, uma profunda transformação das nossas “comunidades e cidades”… Porque, no fundo, “Esta é a lógica de Deus”: fazer grandes coisas a partir de coisas pequeninas… Para tal, concluiu, será necessário que Jesus e o Seu Espírito “trabalhem em nós” e “renove todas  as coisas”… 


     Seguiu-se uma inovadora e muito interessante “mesa redonda”, a que se sentaram jovens e “peritos” representantes das diferentes confissões cristãs presentes, a quem foi pedido um comentário pessoal acerca do significado e desafios que as comemorações dos 500 anos da Reforma Luterana colocam às diferentes comunidades e aos jovens em particular, quer no âmbito do debate teológico das questões e “inspirações” protagonizadas por Lutero há 500 anos quer no caminho de encontro e de vivência ecuménica construído e conseguido sobretudo nos últimos 100 anos. Para melhor enquadramento e compreensão deste contexto, foi deveras útil e eficaz a visualização de uma vídeo-reportagem sobre a visita do Papa Francisco à Suécia por ocasião destas mesmas comemorações (ver a emissão do Programa “70x7” de 13 de novembro de 2016 disponível em www.youtube.com). No fim, ficou evidente para todos a radical diferença de atitude entre os interlocutores deste diálogo, uma atitude que nos exige um constante aprofundamento da comunhão e conhecimento comuns.


     Depois do tradicional almoço partilhado, os jovens participantes foram divididos pelos 10 “workshops” (de música, teatro, reflexão-formação, pintura, “graffiti”), todos eles inspirados nalguns dos principais ”eixos teológicos” da Reforma Protestante: Jesus Cristo, Bíblia, Graça e Louvor. Recolhendo os “resultados” dos “workshops”, chegara depois o tempo da “Festa de Cristo”, pontuada pelas apresentações (teatro, música, pintura…) e pela partilha de várias orações inspiradas pela reflexão conseguida ao longo da tarde. 

O FEJ terminou com uma “celebração-gesto” de envio, onde foi muito significativa e impressiva a “oração de bênção” recitada por todos os hierarcas e demais representantes das diversas igrejas ali presentes, bem como o “pinheirinho” que todos, à saída, foram convidados a plantar no seu jardim, como sinal de compromisso  pela renovação e transformação que o caminho-diálogo ecuménico a todos propõe: “Que todos sejam um!” (Jo 17, 21).

Confere abaixo alguns vídeos e albuns de fotos deste Encontro.

Vídeo-reportagem da Agência Ecclesia:


Vídeo preparado pelos Missionários Espiritanos:
 

Video-Montagem com algumas fotos do FEJ, preparada pelos jovens da região do Porto:


Album de Fotos "oficial" (da autoria do Departamento Juvenil da Arquidiocese de Braga):






Informação actualizada a 08.11.2017