Últimas novidades...

GODtellers - Festa da Música Cristã - 2018

sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

Unidade dos Cristãos: uma semana de oração e reflexão (18 a 25 janeiro)


"A tua direita, Senhor, resplandeceu de poder" (Ex 15,6)

De 18 a 25 de janeiro tem lugar a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos. As várias igrejas encontram-se, rezam juntas e procuram caminhos de reconciliação. No Porto serão várias as celebrações. Na Catedral será no dia 22, às 21h30. 

O texto de apresentação do Oitavário de Oração pela Unidade dos Cristãos 2018 contextualiza, desta forma, o tema deste ano: “Embora na libertação/salvação Deus tenha a iniciativa, Deus envolve forças humanas na realização de seu objetivo e nos planos para a redenção de seu povo. Os cristãos, pelo batismo, participam do ministério divino de reconciliação, mas as nossas divisões restringem o nosso testemunho e a nossa missão num mundo necessitado da cura que vem de Deus” – pode-se ler no texto de apresentação do Oitavário 2018.

Os subsídios para as celebrações ecuménicas de reflexão e oração foram preparados pelas Igrejas das Caraíbas. A equipa ecuménica criada para o efeito foi liderada por D. Kenneth Richards, arcebispo católico de Kingston e bispo responsável pelo ecumenismo na Conferência Episcopal das Antilhas que foi coadjuvado pelo secretário-geral da Conferência Caribenha de Igrejas, Gerald Granado. A Semana de Oração deste ano tem como lema a frase do livro do Êxodo: “A tua direita, Senhor, resplandeceu de poder!” (Ex 15,6).

Recorde-se que a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos celebra-se anualmente entre 18 e 25 de janeiro. Este momento de Oração pela Unidade dos Cristãos começou a celebrar-se em 1968 e Portugal preparou o material no ano 1996.

Na diocese do Porto serão estas as celebrações que farão parte desta semana ecuménica na qual os cristãos rezam juntos pela unidade: 
- no dia 18, quinta-feira, a semana começa no Mosteiro de Bande, em Paços de Ferreira, com uma celebração pelas 18 horas; 
- no dia 22, segunda-feira, será a Catedral do Porto a receber a celebração ecuménica pelas 21.30h; 
- na quarta-feira, dia 24, às 21.30h, na Igreja das Taipas, será em ambiente da Oração de Taizé que ecoaram as preces pela unidade dos cristãos (clica aqui para mais informações); 
- nesse mesmo dia haverá uma celebração ecuménica no Seminário de Cristo-Rei em Vila Nova de Gaia pelas 21.15h;
- a 25 de janeiro, quinta-feira, último dia do Oitavário, terá lugar uma celebração ecuménica em Vila Nova de Gaia, na Paróquia de S. João Evangelista (Igreja Lusitana) com a participação da Comunidade da Serra do Pilar.

Também em Vila Nova de Gaia, no Candal, embora já fora da semana de oração pela unidade, mas com o mesmo espírito, haverá uma celebração ecuménica na Paróquia Lusitana do Bom Pastor no domingo dia 28 de janeiro.


(texto adaptado daqui


Clica nas Imagens abaixo e descarrega os cartazes da Oração Ecuménica na Sé do Porto e o Calendário de todas estas celebrações.





Este é o "ROTEIRO ECUMÉNICO DE ORAÇÃO" para todo este ano 2018:



Se quiseres saber mais sobre outras propostas ecuménicas, podes consultar:

- Site da Comissão Ecuménica do Porto - https://www.ecumenismoporto.org/
- Site do Fórum Ecuménico Jovem - https://www.ecumenismojovem.org/