Últimas novidades...

terça-feira, 2 de outubro de 2018

Sínodo 
"Os jovens, a fé e o descernimento vocacional"

"Os jovens procuram o sentido de si mesmos em comunidades que sejam de sustento, edificantes, autênticas e acessíveis, ou seja, comunidades capazes de valorizá-los. Reconhecemos a existência de contextos que podem ajudar no desenvolvimento da própria personalidade, entre os quais a família ocupa uma posição privilegiada. (...) Porém, isso não é um dado universalmente compartilhado, visto que os modelos da família tradicional estão em declínio em vários lugares. Isso traz sofrimento também para os jovens. Alguns se afastam das tradições familiares, esperando serem mais originais do que aquilo que consideram “parado no passado” ou “fora de moda”. Por outro lado, em alguns lugares do mundo, os jovens procuram sua identidade permanecendo apegados às suas tradições familiares, esforçando-se para serem fiéis ao modo no qual cresceram.

A Igreja, então, precisa sustentar melhor as famílias e a sua formação. (...)

O sentido de pertença é um fator significativo na formação da própria identidade. (...) Este é um campo no qual a Igreja precisa projetar e fornecer espaços de cura para nossas famílias em resposta a esses problemas, mostrando que existe espaço para todos."

Estas são algumas ideias iniciais do documento, escrito em Português, da Reunião Pré Sinodal, por jovens de lingua portuguesa. 



O Sínodo sobre "Jovens, a fé e o descernimento vocacional", iniciou ontem, em Roma, e termina no próximo dia 28 de Outubro. 


Desafiamos- te acompanhar pelas noticias do Vaticano ou na página do nosso Departamento Nacional de Pastoral Juvenil.


http://www.dnpj.pt/sinodo-dos-bispos/