Últimas novidades...

domingo, 7 de julho de 2019


PLANO PASTORAL 2019 - 2020
DIOCESE DO PORTO


"Como os ramos na videira. Todos filhos de Deus."

📣 É este o mote para a vivência, na Diocese do Porto, no ano de 2019 – 2020.


🙏 O texto de João (Jo 15, 1- 11 ) serve de inspiração a este trabalho pastoral, “Eu sou a videira e o meu Pai é o agricultor (…) Manifestei- vos estas coisas, para que esteja em vós a minha alegria, e a vossa alegria seja completa.”, é assim que inicia e termina este texto de João.

Sr. D. Manuel Linda, apresenta-nos o pórtico para o novo triénio em 6 pontos:
✔️ 1.Novo plano para um novo triénio
 2.O meu Pai é o agricultor
 3.Batizados porque amados por Deus
 4.Habitantes que ajudam a habitar
 5.Um batismo de regeneração
 6.A jeito de apelo
Termina assim este texto, “É para isso que pretende este plano pastoral: fazer a transição com o anterior, continuando nós como Igreja em saída, missionária, mas insistindo, agora, na formação de todos os que já são membros, para sermos, efetivamente, Igreja. Isto é, não um simples grupo de “aderentes”, mas verdadeiros discípulos do Senhor.”♥ 
O Sr. Bispo disse, ainda durante a apresentação do Plano, que queria uma Igreja mais Eucarística, com Igrejas abertas (todo o dia ou senão uma boa parte dele), para que todos possam ir cumprimentar Jesus, que possam adora-Lo no sacrário.

Em termos mais práticos o plano apresenta 4 temas:
📣 1. Pastoral do anúncio da Fé
1.1. Missionária
1.2. Catequética ou de iniciação Cristã
1.3. Aprofundamento da Fé
🙌 2. Pastoral de celebração da Fé
🤲 3. Pastoral da caridade
🌍 4. Pastoral comunitária

👣👣👣👣
Animados, também por este tema, pela perspetiva das JMJ e pelo exemplo de Maria, que “depressa se coloca a caminho”, continuamos Como discípulos amados.

“Tu és o meu Filho muito Amado”, é este o tema do Plano Pastoral 2019-2020, para a juventude da Diocese do Porto, que agora também te apresentamos: